Dia D de combate a Dengue e Chikungunya acontece no sábado

As ações vão se concentrar no Shopping da Cidade

A Fundação Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, dia 06, o Dia “D” de Combate a Dengue e Chikungunya. As ações vão se concentrar no Shopping da Cidade, onde ocorrerá uma manhã de ações educativas com orientações à população sobre as medidas de prevenção e sintomas das doenças

O Dia “D” marca o lançamento da campanha nacional de combate a Dengue e Chikungunya, que tem como slogan “Dengue e Chikungunya: o perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”.

Durante o evento serão apresentadas as peças publicitárias da campanha e divulgado o Mutirão de Limpeza que vai percorrer 21 bairros nos meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Uma ação da FMS em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina.

Neste ano, a campanha inclui além da dengue, o alerta contra o chikungunya, doença causada pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, e também pelo Aedes Albopictus. “Teresina ainda não registrou nenhum caso de chikungunya, mas é importante que a população esteja informada para se prevenir da doença”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

Os sintomas do chikungunya são febre alta, dor muscular e nas articulações e dor de cabeça e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da doença, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue, no entanto os sintomas das dores articulares são mais demorados, podendo perdurar por meses,.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas semelhantes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/994/dia-d-de-combate-a-dengue-e-chikungunya-acontece-no-sabado