FMS faz trabalho educativo no Teresina é Pop

Serão distribuídos 10 mil preservativos masculinos e lubrificantes, além de folders informativos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai participar do Teresina é Pop, que inicia hoje (14), com ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Durante os três dias de evento, serão distribuídos 10 mil preservativos masculinos e lubrificantes, além de folders informativos.

Segundo Andréa Fernanda Lopes, da coordenação de DST/Aids da FMS, a atividade tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a prevenção contra o vírus HIV entre a grande concentração de jovens que estará no local. “É um trabalho que realizamos, durante todo o ano, em grandes festividades, pois são momentos oportunos de incentivarmos a forma mais segura de se evitar doenças sexualmente transmissíveis: o preservativo”, afirma.

De 2004 a 2013, foram registrados 1.341 casos de Aids em Teresina, o que representa uma taxa de incidência de 20,5 a cada 100 mil habitantes, a menor do Estado. Este ano, até o mês de agosto, a capital registrou 172 casos. De acordo com dados da FMS, o grupo de maior incidência do vírus HIV, atualmente, está na população entre 18 e 24 anos do sexo masculino.

Andréa alerta para a importância do preservativo mesmo entre casais com longos relacionamentos, pois, de acordo com estudos do Ministério da Saúde, eles tendem a deixar de lado os cuidados depois de algum tempo. “Não podemos relaxar, a prevenção tem que ser constante”, reforça.

A 13ª edição do Teresina é Pop vai até o dia 16, na área do Estacionamento do Complexo Turístico da Ponte Estaiada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/927/fms-faz-trabalho-educativo-no-teresina-e-pop