Seminário marca o dia de combate à Tuberculose

O evento acontece na segunda (24) no Centro de Formação Odilon Nunes.

Em alusão ao dia Mundial de Controle da Tuberculose, a Fundação Municipal de Saúde promove na manhã desta segunda-feira (24), no Centro de Formação Odilon Nunes, o seminário "Os desafios sociais na luta contra a tuberculose – Dependência de álcool e outras drogas".
Voltado para profissionais de saúde, assistentes sociais e líderes comunitários, o evento visa discutir o uso abusivo de álcool e drogas como fator limitante na abordagem de pacientes com esta doença, uma vez que ele está entre os mais impactantes de forma negativa no tratamento. "São problemas que afetam diretamente o controle da doença, uma vez que fazem surgir situações que desafiam diretamente o tratamento adequado, como o abandono e o surgimento de casos com bacilos multidrogaresistentes", explica o coordenador de Tuberculose da FMS, Gilvan Carvalho.
No ano de 2013 foram registrados 346 casos de tuberculose em Teresina, dos quais 296 caracterizam-se como novos. Trata-se de uma doença infectocontagiosa produzida por uma bactéria (bacilo), transmitida pelas vias respiratórias, que acomete principalmente os pulmões, mas também se dissemina para outros órgãos. Pessoas que apresentam tosse com expectoração por três semanas ou mais podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e realizar o exame de escarro para confirmar o diagnóstico.
A doença é curável e seu tratamento é gratuito, disponível na rede pública de saúde. Gilvan Carvalho chama atenção para a continuidade do tratamento, que garante uma cura completa e sem riscos de recidivas. “O processo dura seis meses, mas apresenta uma evolução rápida e em cerca de 30 dias o paciente já não transmite a doença. Por isso, eles tendem a acreditar que estão curados e abandonam o tratamento”, alerta. Teresina apresenta atualmente uma taxa média de abandono de 6,7%.
No dia de 24 de Março, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, devendo ser um momento para reflexão junto à comunidade sobre esse importante problema de Saúde Pública, discutindo-se estratégias que favoreçam o controle desta doença.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/868/seminario-marca-o-dia-de-combate-a-tuberculose