UBS Felipe Eulálio promove ação alusiva ao Outubro Rosa

FMS tem promovido diversas atividades referentes ao câncer em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem promovido diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Amanhã (27) será a vez da UBS Felipe Eulálio, onde haverá uma manhã de atividades a partir das 8h.

As usuárias atendidas pela UBS, que fica no bairro Promorar, terão a oportunidade de assistir à uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama, proferida por uma enfermeira especializada no assunto. Os médicos das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) também estarão dando orientações sobre o tema. O evento contará também com a distribuição de brindes e lanche.

“Nossa intenção é conscientizar a população sobre o problema do câncer de mama, que está vez mais presente na vida das mulheres”, afirma Leila Batista, coordenadora da UBS Felipe Eulálio. “A prevenção é a melhor forma de combater a doença, que tem grandes chances de cura quando descoberta em seus estágios iniciais”, informa ela.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. A prevenção pode ser feita pela própria mulher, por meio do autoexame. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Outubro Rosa câncer

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/82/ubs-felipe-eulalio-promove-acao-alusiva-ao-outubro-rosa