Vacina contra catapora é disponibilizada na rede pública de saúde

Poderão tomar a tetraviral crianças de 15 meses até os 23 meses e 29 dias de idade.

Desde o dia 1º de outubro, todas as salas de vacina do município de Teresina estão disponibilizando a vacina tetraviral, que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e contra a catapora, doença que habitualmente apresenta maior incidência durante o segundo semestre do ano.
Poderão tomar a tetraviral crianças de 15 meses até os 23 meses e 29 dias de idade, desde que aos 12 meses tenham tomado a primeira dose da vacina triviral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba). A vacina é gratuita e será incluída na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da triviral.
A mudança decorre da preocupação com o aumento dos casos de varicela, também conhecida como catapora, nos últimos anos. “Até outubro de 2013, Teresina notificou 484 casos da doença”, alerta a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. A maior incidência ocorre na infância, tendo sido observados 120 casos entre crianças de um e quatro anos e 133 casos entre pessoas de cinco a nove anos.
A catapora é uma doença comum da infância, mas que pode apresentar consequências mais graves em adultos e grupos de risco como gestantes e idosos. Os sintomas são febre alta, mal estar e manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquidos, que posteriormente formam crostas acompanhadas de coceira.
Seu tratamento consiste no alívio dos sintomas e cuidados para evitar um agravamento das lesões, enquanto o próprio corpo se encarrega de gerar os anticorpos para combater o mal. “As lesões devem ser lavadas com água e sabão neutro. Além disso, deve-se tomar bastante líquido, pois a hidratação diminui o risco de infecções mais graves”, recomenda Amariles Borba.
Em situações de aparecimento de dois ou mais casos de catapora em um mesmo local, A FMS pede que seja contatada a vigilância epidemiológica do município, por meio do telefone 3215 7736, ou com as diretorias regionais de saúde nos números 3215-7738 (Centro/Norte), 3215-7902 (Leste/Sudeste) e 3215-9283 (Sul).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/791/vacina-contra-catapora-e-disponibilizada-na-rede-publica-de-saude