Pesquisa

Teresina integra projeto nacional para aprimorar cuidados com a demência no SUS

Teresina é uma das dez cidades brasileiras selecionadas para participar do projeto ESCADA (EStratégia para CuidAdores em DemênciA), uma das frentes do Relatório Nacional sobre a De

Teresina integra projeto nacional para aprimorar cuidados com a demência no SUS

Teresina é uma das dez cidades brasileiras selecionadas para participar do projeto ESCADA (EStratégia para CuidAdores em DemênciA), uma das frentes do Relatório Nacional sobre a Demência no SUS (ReNaDe). A iniciativa, inspirada na estratégia britânica START (STrAtegies for RelaTives), tem como foco o cuidado com a saúde mental de cuidadores familiares dessas pessoas com a doença, além de fortalecer a Atenção Básica por meio da capacitação de agentes comunitários de saúde.

O projeto é conduzido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Após a conclusão da fase de testes, será avaliada a viabilidade de implementar a estratégia em larga escala no SUS, com base na atuação dos agentes comunitários.

Segundo Dr.Lucas Martins, psicogeriatra e pesquisador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma equipe de pesquisadores está em Teresina para treinar os profissionais que irão aplicar a metodologia. “Estamos buscando soluções para aprimorar a assistência à demência no SUS.“

Especialistas destacam que cuidar dos cuidadores é fundamental no enfrentamento da demência. A sobrecarga emocional, física e financeira enfrentada por familiares e profissionais pode comprometer sua saúde mental e a qualidade do cuidado prestado. “Cuidar de quem cuida não é apenas um gesto de empatia, é essencial para garantir um tratamento contínuo e humanizado”, afirma Fátima Sousa, diretora da Atenção Básica da FMS.

Entenda sobre a demência

A demência é uma condição neurodegenerativa que afeta progressivamente funções como memória, linguagem, raciocínio e comportamento, comprometendo a autonomia do indivíduo. Os sintomas mais comuns incluem esquecimento frequente, desorientação, dificuldade para realizar tarefas simples e mudanças de humor. Embora não tenha cura, o tratamento pode retardar a evolução da doença e melhorar a qualidade de vida, combinando medicamentos, terapias cognitivas e suporte psicossocial.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/6089/teresina-integra-projeto-nacional-para-aprimorar-cuidados-com-a-demencia-no-sus