Centro de Convivência promove atendimento voltado à terceira idade

Cerca de 750 pessoas com mais de 60 anos são atendidas por mês pelo local.

Centro de Convivência promove atendimento voltado à terceira idade
Atividades físicas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania são ações desenvolvidas pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Prefeitura de Teresina. Cerca de 750 pessoas com mais de 60 anos são atendidas por mês pelo local, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.
O CCTI, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), mantém à disposição dos idosos uma equipe formada por educadores físicos, psicólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, artesã, instrutor de biodança e um regente de coral, entre outros. “O centro abriga uma academia da terceira idade, que está aberta desde as 6h até o fim do dia”, informa a diretora Auxiliadora Sampaio.
Além do uso orientado dos aparelhos da academia, os idosos podem participar de atividades físicas como aeróbica, ginástica funcional e dança. A mente também é exercitada por meio das oficinas de artesanato e terapia da memória, em que um terapeuta ocupacional promove atividades lúdicas com o objetivo de promover uma maior autonomia e independência no dia a dia.
Giselda Sousa, mais conhecida como Dona Gigi, frequenta o CCTI todos os dias. A senhora de 73 anos conta que após a morte do marido caiu em depressão e enumera os benefícios que visitas ao Centro trouxeram à sua vida. “Aqui eu me sinto muito melhor, pois posso me exercitar e fazer muitas amizades”, afirma.
A oportunidade de socialização também foi o principal benefício para a rotina de Hermenita Marinho, de 72 anos. “Eu era muito reclusa, mas aqui perdi o medo do contato com o povo”, relata a idosa, que recebe atendimento psicológico e faz atividades físicas e de artesanato. O atendimento psicológico realiza um trabalho individual e também com a família do idoso, com o intuito de fortalecer a relação e cuidar de seu bem-estar.
Os participantes do CCTI são encaminhados por instituições públicas, por procura espontânea, levados por família ou amigos, recomendação médica ou pelo disque cidadania, através do número 0800 86 2400. “Assim que chega, os idosos são atendidos pelos assistentes sociais, que fazem seu perfil social”, esclarece Auxiliadora. “O próximo passo é o agendamento de consultas psicológicas, odontológicas e de terapia ocupacional, que vão indicar suas necessidades e guiarão o nosso atendimento”, completa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/780/centro-de-convivencia-promove-atendimento-voltado-a-terceira-idade