Nós na Rede
Teresina inicia capacitação para qualificar atendimento a usuários de drogas
Nos dias 6 e 8 de agosto, Teresina será palco do primeiro encontro presencial do projeto federal “Nós na Rede”

Nos dias 6 e 8 de agosto, Teresina será palco do primeiro encontro presencial do projeto federal “Nós na Rede”, voltado à capacitação de profissionais da saúde mental para o atendimento de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas e que estão em conflito com a lei. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz, e tem como objetivo preparar os profissionais para atuar com sensibilidade, ética e competência técnica.
Com duração prevista de seis meses, o curso oferece 120 horas de formação na modalidade híbrida, sendo 90 horas em Ensino a Distância (EAD) e 30 horas distribuídas em cinco encontros presenciais mensais. A proposta pedagógica busca incentivar boas práticas de cuidado, fortalecer a estratégia da redução de danos e ampliar a capacidade de acolhimento dos serviços da RAPS.
Segundo Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o projeto representa um avanço significativo na qualificação das equipes. “A importância dessa formação está diretamente ligada à necessidade de romper com práticas punitivas e excludentes que historicamente marcaram o tratamento de pessoas que usam drogas e estão em conflito com a lei. Queremos promover práticas que respeitem os direitos humanos e valorizem o cuidado”, afirma.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/6052/teresina-inicia-capacitacao-para-qualificar-atendimento-a-usuarios-de-drogas