PMT faz semana voltada para saúde mental

Oficinas de leitura, palestras, panfletagem, atividades físicas e apresentações de dança estão na pr

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Sul), da Prefeitura Municipal de Teresina, deu início nesta segunda-feira (13) às atividades da Semana da Luta Antimanicomial. Os trabalhos seguirão até sexta-feira (17) com oficinas de leituras, palestras, panfletagem, atividades físicas e apresentações de dança.

Os usuários do CAPS poderão interagir e compartilhar experiências. De acordo com a gerente do CAPS II Sul, Ivana Pereira, a participação da comunidade nas atividades do centro é muito importante.

"A sociedade deve estar atenta a nova forma que os profissionais de saúde mental vêm tratando os usuários com transtorno mental. Nós acreditamos que os usuários do CAPS são capazes de conviver em sociedade e não precisam e nem devem ser excluídos do convívio familiar”, explica ela.

Ela acrescenta que os usuários do CAPS são orientados para que possam viver junto á comunidade. O objetivo é devolvê-lo ao convívio social e não excluí-lo. “Usamos muito a terapia ocupacional para ajudá-los até mesmo a terem certa independência financeira, e assim poderem ajudar em casa", disse Ivana Pereira.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, em 1987. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/678/pmt-faz-semana-voltada-para-saude-mental