Estratégias de combate à dengue são discutidas em reunião na FMS

Teresina notificou 174 casos da doença desde o início do ano.

Estratégias de combate à dengue são discutidas em reunião na FMS
A Prefeitura de Teresina promoveu nesta terça-feira (05) reunião entre representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) para discutir as estratégias de promoção dos mutirões de limpeza por toda a capital. O objetivo é combater a formação de criadouros do mosquito da dengue.

Teresina notificou 174 casos da doença desde o início do ano. “Apesar da redução em relação aos anos anteriores, existe a preocupação em evitar a proliferação do Aedes Aegypti, devido à intensificação dos índices pluviométricos nos meses de março, abril e maio”, explica o presidente da FMS, Luiz Lobão. A atuação terá como pilares a limpeza da cidade e a orientação em relação aos cuidados para evitar os focos da doença.

Este é o ponto de partida de uma série de ações da prefeitura para o combate ao mosquito, dentre elas uma grande campanha educativa a ser lançada nos próximos meses. “A rede de saúde municipal já está trabalhando neste sentido. No caso da FMS, que engloba a atenção básica, as diretorias e coordenações foram orientadas para dar agilidade ao atendimento à população, evitando a evolução da doença”, ressalta Luiz Lobão.

No ano de 2012 foram notificados 7.191 casos de dengue em Teresina. Os bairros mais afetados foram o Santa Maria da Codipi, com 30 casos, e o São Joaquim e o Itararé, com 10 e 16 casos, respectivamente. Foram registrados ainda casos nos seguintes bairros: Água Mineral, Mocambinho, Monte Castelo, Matadouro, Parque Alvorada, Monte Verde, Novo Horizonte, Santa Sofia, Esplanada, Redonda, Cidade Nova, Ilhotas, Centro, Todos os Santos, Satélite e Primavera.

Levantamento feito pela FMS constatou que 80% dos criadouros do mosquito estão localizados nas residências. A população deve fazer sua parte evitando o acúmulo de água parada em vasos, garrafas, pneus, entre outros recipientes, que podem se tornar criadouros do mosquito. É importante ainda que se procure a unidade de saúde mais próxima nos primeiros sintomas da dengue, tais como febre alta com dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e dor nas articulações.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/612/estrategias-de-combate-a-dengue-sao-discutidas-em-reuniao-na-fms