CAPACITAÇÃO
Agentes Comunitários de Saúde são capacitados em doença pulmonar e tabagismo
A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a Capacitação sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Tabagismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo tem DPOC e a estimativa é de que a doença se torne a terceira principal causa de morte no mundo.
"A capacitação em DPOC tem como público alvo os Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde da capital e é ministrada por Lucianna Ricchetti, consultora científica da Linha Respiratória na Boehringer Ingelheim", explica Walnia Martins, do núcleo de cursos da FMS.
A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns.
O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC e sua origem é fortemente ligada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença. Normalmente seu início é lento, mas pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito. Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5723/agentes-comunitarios-de-saude-sao-capacitados-em-doenca-pulmonar-e-tabagismo