Informações sobre paciente é fundamental durante atendimento do SAMU
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar
Durante o atendimento, haverá o registro do endereço e telefone da pessoa que solicitou o serviço, além da análise se o caso requer ou não o envio de ambulância, explica a coordenadora do SAMU Teresina, Suelma Regina Cardoso. Quando não for necessário, o médico orientará como proceder pelo telefone. Caso contrário, a ligação será transferida para um rádio-operador, que acionará a ambulância mais próxima da ocorrência.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento
para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma
ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista
para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma
UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico
regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa
maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Traumas por acidente de trânsito continuam sendo uma das ocorrências mais registradas no SAMU de Teresina, com 498 atendimentos em novembro. Muitas ocorrências também foram registradas envolvendo urgência clinica adulto e urgência obstétrica.
A coordenação do serviço de urgência da capital registrou 16 trotes em novembro e 154 remoções de pacientes realizadas por leigos. Em média, o tempo de atendimento das ambulâncias do SAMU é de 15 minutos, realizado por uma rede formada por 13 ambulâncias, sendo dez de suporte básico e três de suporte avançado com UTI, além de duas motolâncias que circulam 24h.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado sempre que houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos, nos casos de problemas cardiorrespiratórios de intoxicação, trauma ou queimadura, de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto ou crises hipertensivas.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/558/informacoes-sobre-paciente-e-fundamental-durante-atendimento-do-samu