Equipes do NASF começam a atender na capital

Equipes do NASF começam a atender na capital

Visando o melhor atendimento às famílias de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) inaugurou hoje (10) o serviço de atendimento de duas equipes do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com o objetivo de acolher a população dos bairros Planalto Uruguai e Alto da Ressurreição, zonas Leste/Sudeste da capital.

Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família são formados por equipes multiprofissionais que devem atuar no contexto da Atenção Primária a Saúde e visam contribuir com o aumento da resolutividade da Estratégia Saúde da Família (ESF), que devem atuar de forma integrada à rede de serviços.

“O trabalho dos NASF tem como diretrizes gerais: o suporte às equipes de Saúde da Família por meio do desenvolvimento do apoio matricial, a priorização de situações de maior vulnerabilidade e risco social, o respeito ao contexto familiar e comunitário, o fortalecimento da rede de apoio, o cuidado integral (prevenção, promoção, tratamento e reabilitação psicossocial) e a educação permanente” pontua a coordenadora do projeto, Edvone Benevides.

O NASF envolve não somente os aspectos relacionados ao cuidado com os usuários, mas se torna indispensável para o desenvolvimento das equipes de Saúde da Família, na perspectiva da efetivação da integralidade do cuidado, devendo haver um trabalho compartilhado de suporte entre as equipes da ESF e do NASF, através do apoio matricial, numa lógica de corresponsabilização e construção de vínculos entre profissionais e usuários.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/557/equipes-do-nasf-comecam-a-atender-na-capital