DIFERENCIAL

Sala Vermelha do HUT oferece atendimento emergencial diferenciado a pacientes graves

Essa área tem capacidade para atender a até oito pacientes simultaneamente

Fonte: Ascom HUT

Pacientes críticos que requerem cuidados e vigilância em fase de investigação diagnóstica, que necessitam de intervenção cirúrgica de emergência e na condução de protocolos clínicos como acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência respiratórias, sepse e outros, podem contar com o atendimento de uma equipe de intensivistas na Sala Vermelha do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Essa área tem capacidade para atender a até oito pacientes simultaneamente e está equipada com monitores multiparamétricos, desfibriladores, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e instrumental para procedimentos de emergência, realizando procedimentos como intubações, reanimação cardiopulmonar, traqueostomias... Além de uma integração com laboratório clínico e serviço de imagens e gráficos, acelerando diagnósticos por meio de exames de alta complexidade como: endoscopia, tomografia, ecocardiograma, ecodoppler, eletroencefalograma, ultrassonografia, dentre outros.

“A Sala Vermelha é o local para atendimento emergencial ao paciente grave. Possui uma estrutura semelhante a uma UTI dentro do pronto socorro e funciona alinhada com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para alguns quadros de emergências, além da estabilização de pacientes que apresentam piora e deterioram durante a internação nos postos e clínicas”, detalha a enfermeira Larissa Azevedo, coordenadora da sala vermelha e unidades críticas do HUT.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), mantém o HUT como modelo para todo o Estado na alta complexidade de urgência e emergência. O Hospital conta com 375 leitos hospitalares adultos e pediátricos, com serviços de: ortopedia, bucomaxilo facial, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia vascular, urologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia, nefrologia, cirurgia plástica restauradora, tratamento de queimados, cirurgias endoscópicas avançada, hemodiálise, hemoterapia, terapia enteral e parenteral, além de ser a referência SUS para os pacientes que sofrem algum tipo de fratura ou traumatismo nas situações de acidentes.

serviço emergencial sala vermelha hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5242/sala-vermelha-do-hut-oferece-atendimento-emergencial-diferenciado-a-pacientes-graves