VACINAÇÃO

Teresina se mobiliza em dia D da campanha de multivacinação

28 salas de vacina estarão abertas amanhã (24) em todas as zonas da cidade

Teresina se mobiliza em dia D da campanha de multivacinação

Em Teresina, 28 salas de vacina estarão abertas amanhã (24) para o dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, que acontece em todo o país. A solenidade de mobilização da campanha acontece às 8h na Unidade Básica de Saúde Padre Mário Rocchi, localizada na rua Mário Orterno, S/N, Parque Esperança, zona Sudeste da cidade.

A campanha segue até o dia 30 de setembro e tem por objetivo mobilizar pais e responsáveis para garantir que crianças e adolescentes estejam em dia com sua imunização. “Durante a semana, todas as salas de vacina do município estarão disponibilizando as vacinas da campanha, mas também é dada a oportunidade de um dia mais tranquilo aos que não puderam ir ainda”, esclarece a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba. “Por isso, abriremos no dia D as salas de todos os hospitais municipais, além de cinco Unidades Básicas de Saúde em cada região da cidade”, completa ela.

O público alvo da Campanha de Multivacinação são as crianças e adolescentes na faixa etária de menores de cinco anos de idade e de nove anos a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Este último grupo recebe atualmente cinco tipos de vacina: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto e HPV. “Chamamos atenção em especial para as meninas que devem receber a vacina contra o HPV, pois esta vacina as protegerá contra o vírus que pode causar o câncer de colo de útero”, enfatiza Amariles Borba.

Já as crianças de até cinco anos de idade, devem estar imunizadas com as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), vacinas VIP e VOPb (que protegem contra a poliomielite), rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela - atenuada), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite A.

A diretora chama atenção para a importância da imunização, não apenas para a proteção daqueles que a recebem, como também da população em geral, uma vez que evita a disseminação de doenças antes tidas como graves. “É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal”, finaliza.

Salas de Vacina – Campanha Multivacinação

CENTRO/NORTE

Unidades Básicas de Saúde:

- Cecy Fortes,

- Anita Ferraz

- Parque Wall Ferraz

- Santa Maria da Codipi

- Poty Velho

-Primavera

-Hospital Mariano Castelo Branco

-Hospital do Buenos Aires

-Hospital do Matadouro

LESTE/SUDESTE

Unidades Básicas de Saúde Leste:

- Picarreira

- Vila bandeirante

- Felix Francisco

- Santa Bárbara

- Planalto Uruguai.

Unidades Básicas de Saúde Sudeste:

- Mario Rocchi

- Renascença

- Todos os Santos

- Alto da Ressurreiçao

- São João.

- Hospital do Dirceu

- Hospital do Satélite

SUL

Unidades Básicas de Saúde:

- Saci

- Irmã Dulce

- Cristo Rei

- Vila da Paz

- Porto Alegre

-Hospital do Parque Piauí

-Hospital do Promorar

Obs: A sala de vacina do CIANCA atenderá público externo apenas no dia D, 24 de setembro.

E o LINEU funcionará manhã e tarde de segunda a sexta.

vacinação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/513/teresina-se-mobiliza-em-dia-d-da-campanha-de-multivacinacao