MULTIVACINAÇÃO

Inicia hoje (19) Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes

Começou hoje, 19, e segue até o dia 30 a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Dia 24, próximo sábado, será o dia D de mobilização nacional e neste dia Teresina contará com 28 salas de vacina abertas para atender o público alvo da atividade de imunização.

“As salas de vacina dos hospitais municipais, assim como cinco Unidades Básicas de Saúde de cada região da cidade, estarão abertas no sábado, que é um dia mais tranquilo para os pais e responsáveis levarem as crianças para atualizarem a caderneta de vacina. Mas, a partir de hoje, todas as salas de vacina de Teresina estão disponibilizando as vacinas para a atualização da caderneta das crianças referentes à campanha”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A diretora enfatiza a importância das meninas de 9 a 14 anos comparecerem às salas de imunização para garantirem a dose da vacina do HPV. “Que protegerá essas meninas, futuras mulheres, contra o papilomavírus humano causador do câncer de colo de útero”, diz.

O público alvo da Campanha de Multivacinação são as crianças menores de cinco anos de idade, as de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Todas as salas de vacina da capital estão oferecendo à população alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal.

Para as crianças de até cinco anos de idade, por exemplo, estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), vacinas VIP e VOPb (que protegem contra a poliomielite), rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela - atenuada), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Hepatite A.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, o atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. “É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal”, explica Amariles Borba.

Campanha de Multivacinação fms Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/511/inicia-hoje-19-campanha-de-multivacinacao-para-criancas-e-adolescentes