Técnicos das salas de vacina são capacitados para Campanha de Multivacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar amanhã, 14 de setembro, um treinamento com os técnicos de enfermagem das salas de vacinas da Regional de Saúde Centro/Norte com o objetivo de atualizar os profissionais em relação à Campanha Nacional de Multivacinação, que inicia no próximo dia 19 e segue até o dia 30 em todo o país. A capacitação acontecerá das 8h às 18h no auditório da FMS, localizado na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 – Aeroporto.

“Com esse tipo de encontro pretendemos formalizar todo o processo de registro dentro das salas de vacina, para que os dados sejam cadastrados da forma mais ágil possível. Iremos falar também sobre as novidades desta campanha de 2016”, explica Kledson Batista, enfermeiro e gerente executivo de Saúde da Regional Centro-Norte.

Ele fala que este ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da Campanha de Multivacinação as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). “Esse grupo tem uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas”, diz.

Nas campanhas de multivacinação, a comunicação e mobilização da população são fundamentais para que se obtenha uma maior adesão a esta estratégia. A comunicação social e os esforços das sociedades científicas e entidades de classe são importantes nas três esferas de gestão para atender as demandas dos educadores, dos profissionais de saúde, da população e da sociedade civil, assim como influenciar na captação da população alvo da ação.

“Na sexta-feira, 16 de setembro, estaremos reunindo também os enfermeiros das Equipes Estratégia da Família, para que os mesmos façam uma busca ativa onde atuam das crianças que estão com o esquema vacinal atrasado e acompanhem estas crianças e familiares orientando para a importância de manter as vacinas em dia”, afirma Kledson Batista.

Segundo informe técnico do Ministério da Saúde, as recomendações dos esquemas vacinais são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis. Neste sentido, para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose, os intervalos ideais entre as doses, as faixas etárias alvo da vacinação e ainda são levados em conta às questões logísticas e operacionais para a realização da vacinação nos programas nacionais de imunizações de cada país.

Campanha Nacional de Multivacinação fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/510/tecnicos-das-salas-de-vacina-sao-capacitados-para-campanha-de-multivacinacao