MÊS AMARELO

Atividade voltada à prevenção ao suicídio é desenvolvida no Parque da Cidadania

Setembro chegou e, com ele, uma corrente de incentivo à vida. O mês internacional da prevenção ao suicídio, que tem como marca a cor amarela, contará com diferentes atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) tanto para os servidores da instituição, quanto para população.

Os profissionais da Gerente de Atenção Psicossocial (GAP) da FMS irão desenvolver uma semana de atividades voltadas para a valorização da vida do servidor da sede da instituição. “Mais de 200 pessoas trabalham aqui, temos um público bom para trabalharmos iniciativas que valorizam da vida. Sem contar que um ambiente de trabalho saudável é um fator determinante para autoestima do profissional, o que interfere de forma positiva na sua vida ”, diz Marina Leite.

A semana de atividade voltada ao servidor da FMS vai de 5 a 9 de setembro. No primeiro dia os servidores da FMS receberão flores amarelas e cartões com frases positivas. Um painel do tempo com fotos de servidores em momentos importantes de suas vidas será exposto. Já no dia 6, um café da manhã será montado para todos e haverá uma dinâmica de acolhida e também ginástica laboral.

Além de serviços oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) durante toda a manhã. “Esse tipo de atividade é muito importante para aumento da autoestima do trabalhador”, fala Marina Leite. Nos dias 8 e 9 de setembro os servidores também iniciarão o dia com diversas atividades lúdicas.

No dia 10, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma atividade voltada à valorização da vida será realizada ao público em geral no Parque da Cidadania a partir das 16h. “Vamos ter capoterapia, grupo de teatro, auriculoterapia, ioga, oficina de pintura em madeira, biodança, atividades bem lúdicas, pois entendemos que valorizar o que temos de melhor é o mais importante para motivarmos as pessoas”, explica Marina Leite, gerente da GAP/FMS., acrescentando que   às 18h  será ministrada a palestra Arte de Viver, proferida por um terapeuta comunitário abordando a valorização da vida.

É na área da saúde pública que a prevenção de qualquer doença se faz com informação clara e objetiva. A FMS dispõe aos teresinenses serviços voltados à prevenção ao suicídio e valorização da vida. Um laboratório chamado Provida funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no Centro Integrado Lineu Araújo, localizado na Rua Magalhães Filho, 152 – Centro/Sul.

No Provida o atendimento inicial não precisa de marcação de consulta. Sentindo a necessidade, a pessoa pode procurar diretamente o serviço e ser atendido por um profissional da equipe. Quando o paciente chega ele passa por uma consulta com psicólogo e outra com psiquiatra e depois é encaminhado para o tratamento adequado. O tratamento é realizado através de acompanhamento semanal durante três meses. Após esse período, de acordo com avaliação médica, a pessoa pode ser encaminhada para complementação do tratamento na Rede de Atenção Psicossocial do município.

“Nós da gestão participamos também Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), criado em setembro de 2015, com o objetivo de analisar a problemática do suicídio e desenvolver ainda mais políticas públicas de prevenção”, afirma Mayra Melo, da GAP/FMS.

Desde julho de 2016 o Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio iniciou os trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Prevenção do Suicídio. “O plano tem três objetivos: estabelecer ações de prevenção, manejo na crise e na tentativa de suicídio, além da posvenção, que são ações, atividades, intervenções, suporte e assistência para aqueles impactados por um suicídio completo (ou seja, os sobreviventes), bem como de pessoas que passaram por tentativa mal sucedidas. É uma ferramenta reconhecida mundialmente como um componente importante no cuidado da saúde mental dessas pessoas”, esclarece Mayra Melo.

Setembro Setembro Amarelo valorização da vida

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/509/atividade-voltada-a-prevencao-ao-suicidio-e-desenvolvida-no-parque-da-cidadania