TABAGISMO

Programa de tabagismo na Atenção Básica contribui para o combate ao vício

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um balanço do Programa de Combate ao Tabagismo, que foi implementado na Atenção Básica de Teresina em 2015. Com pouco mais de um ano de funcionamento, cerca de 50 pessoas já passaram pelo programa de incentivo àqueles que desejam largar o cigarro.

Atualmente, o programa está ativo em quatro Unidades Básicas de Saúde: Portal da Alegria, Vila da Paz, Boa Hora e Poty Velho. Destas, o Portal da Alegria já está em sua quarta turma, enquanto a Vila da Paz e Poty Velho já estão em suas segundas turmas, totalizando nove desde o lançamento da atividade. “Recentemente, duas turmas foram finalizadas, que têm duração total de um ano. Dentre elas, 10 pessoas conseguiram completar o tratamento e largar o vício”, conta Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS.

O tratamento é realizado por meio de reuniões com turmas de até 10 pessoas que acontecem semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente a partir do terceiro mês de programa até o seu fim. Seguindo as bases da metodologia cognitiva-comportamental da psicologia, as rodas de conversa procuram detectar as situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e a partir disso são desenvolvidas estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas. Ele recebe ainda informações e estímulos para uma vida sem cigarro, além de tirar suas dúvidas e conversar com profissionais e pessoas com problemas semelhantes.

Segundo Clara de Assis, a maior dificuldade enfrentada é a continuidade dos participantes, que muitas vezes abandonam o tratamento. “O vício do cigarro é muito difícil de se abandonar, e alguns participantes não conseguem manter a força de vontade necessária para prosseguir”, diz a coordenadora do programa. “É uma luta difícil, mas que o sistema de saúde tem se dedicado para vencer, oferecendo todo o suporte preciso, com acompanhamento e medicação caso necessário”.

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

O tabagismo é um dos quatro principais fatores de risco em comum, para o desenvolvimento das quatro principais doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Segundo a OMS, o tabaco pode ser classificado como o líder global entre as causas de mortes evitáveis.

tabagismo

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/508/programa-de-tabagismo-na-atencao-basica-contribui-para-o-combate-ao-vicio