ATENÇÃO BÁSICA

FMS reorganiza atendimento na Atenção Básica de Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo uma reorganização no atendimento da Atenção Básica, que engloba as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir desta semana, todas as UBS voltam a funcionar somente de segunda a sexta-feira.

Com a medida, as UBS do Parque Piauí, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença, que funcionavam também aos sábados e domingos, passam a atender apenas de segunda a sexta, assim como as demais 87 unidades espalhadas por toda a cidade. A população pode contar, nos finais der semana, com os atendimentos de urgência e emergência nos Hospitais e na Unidades de Pronto Atendimento-UPA que funcionam 24 horas.

Nádia Spíndola, diretora de Atenção Básica da FMS, esclarece que a mudança acontece devido à queda na demanda com a redução dos casos de covid-19. “Estamos reorganizando a Atenção Básica porque o movimento diminuiu muito nos finais de semana. O atendimento destas UBS foi estendido devido ao pico de covid-19 e a grande demanda de atendimento, o que não existe mais”, justificou a diretora.

As UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para atenção especializada. Teresina conta com 91 UBS distribuídas em todas as zonas da cidade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5051/fms-reorganiza-atendimento-na-atencao-basica-de-saude