HANSENÍASE
Carreta da Hanseníase realiza atendimentos em Teresina e confirma 7 casos da doença
A carreta realizou atendimentos entre os dias 3 e 5 de junho

Entre os dias 3 e 5 de junho, a Carreta da Hanseníase, parte do projeto Roda-Hans, esteve em Teresina e realizou 122 atendimentos, com a confirmação de 7casos da doença. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o laboratório Novartis, teve como objetivo fortalecer a vigilância ativa e ampliar o acesso ao diagnóstico da hanseníase.
Segundo a médica infectologista e gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, além do atendimento clínico à população, a iniciativa também qualificou cerca de 80 profissionais da Atenção Básica para manejo clínico em Hanseníase e vigilância de cuidados domiciliares. “Foi uma ação essencial para aprimorar o atendimento realizado na rede de saúde de Teresina e assegurar que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico e tratamento adequado”.
A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen e pode afetar a pele e os nervos periféricos, podendo levar a incapacidades físicas se não for diagnosticada precocemente. Apesar do estigma ainda presente na sociedade, a condição é totalmente curável e o tratamento é disponibilizado pelo SUS.
Em Teresina, os atendimentos especializados ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo acompanhamento contínuo aos pacientes. Para casos mais complexos, as pessoas contam com suporte em instituições como o Hospital da Polícia Militar, Hospital Universitário e o Centro Maria Imaculada.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5986/carreta-da-hanseniase-realiza-atendimentos-em-teresina-e-confirma-7-casos-da-doenca