POLO DE ACADEMIA

Polo de Academia e Bem Viver são inaugurados no Angelim

O Polo de Academia da Saúde Professor Marcos Venitius de Gomes de Sousa (Prof. Nico), anexo à Unidade Básica de Saúde do Angelim, foi inaugurado hoje, 30 de agosto, com a presença da comunidade e de gestores da saúde municipal.

“Esse tipo de obra traz muitos benefícios para nosso trabalho de prevenção em saúde. Já realizamos trabalho educativo em educação alimentar e práticas de atividades físicas com um grupo de pessoas acimada do peso. O Polo de Academia da Saúde só vem acrescentar estrutura ao nosso trabalho e estimular ainda mais profissionais e população a se engajarem nas atividades físicas”, afirmou Graci Mendes, coordenadora da UBS Francílio Ribeiro de Almeida, do bairro Angelim.

Não foram somente investimentos na estrutura física que aconteceram na UBS do Angelim, mas também em capacitação de pessoal para melhoria do atendimento. “Hoje também estamos iniciando o Projeto Bem Viver nesta unidade. Atendimento em saúde também inclui promover o bem-estar do paciente por meio de um acolhimento diferenciado, com atenção e conforto. Este acolhimento será intensificado para tornar a UBS mais acolhedora na atenção prestada”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.

O Projeto Bem Viver é um novo método de atendimento à população, baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários, tendo como prioridade a qualificação do acesso ao atendimento e viabilização de uma mudança de conceito de prevenção em saúde. Inicialmente ele foi implantado na UBS Mário Rocchi e no Angelim, mas o objetivo da FMS é estender pouco a pouco o serviço a todas as UBS do município.

As UBS contempladas pelo projeto contam com estruturas como fraldário, brinquedoteca e playground para as crianças; ambientes climatizados, decorados com painéis, cadeiras mais confortáveis e uma maior segurança. O acesso à informação será priorizado com a designação de servidores para receber os usuários com orientações (no estilo dos “posso ajudar” encontrados em bancos e outros locais). Além disso, toda a equipe usará um uniforme diferente dos comumente encontrados nas outras UBS.

Polo de Academia da Saúde Angelim

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/505/polo-de-academia-e-bem-viver-sao-inaugurados-no-angelim