EDUCAÇÃO EM SAÚDE

FMS realiza 17º Curso de Capacitação para o Controle da Zika

O auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi palco do 17º Curso de Capacitação para o Controle e Prevenção da Zika, Dengue e Chikungunya, hoje, 11 de agosto, nos turnos manhã e tarde. A atividade tem como principal objetivo formar multiplicadores das informações sobre o cuidado com as doenças.

“Nós nos interessamos em participar desse curso pelo fato de o mosquito Aedes aegypiti, assim como outros tipos de vetores, estarem repassando muitos tipos de doenças para nossa população. Até andei lendo que a muriçoca pode ser vetor. Estamos muito atentos e sabemos que quanto mais informações tivermos, melhor para prevenirmos a proliferação dos mosquitos”, disse Crislane Viana, que veio representar uma faculdade particular da capital para ser multiplicadora dentro da instituição no que se refere aos cuidados de prevenção aos criadouros de mosquito.

Participaram também do curso de hoje membros do Ministério Público, das gerências da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão de Caçadores, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Sindicatos dos Comerciários, vários hospitais públicos, e instituições como Lacen, Lineu Araújo, SAMU, SINE, Conselho Municipal de Saúde e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

Ao todo 1.652 pessoas já foram capacitadas pela FMS para serem multiplicadores das informações de prevenção e controle do Aedes aegypti. O curso de capacitação tem carga de oito horas e é composto por um momento teórico (que ocorre pela manhã) e outro prático (realizado à tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

Todos aqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com. “Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar”, afirma Júlia Santos, chefe do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) FMS.

fms Aedesaegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/492/fms-realiza-17-curso-de-capacitacao-para-o-controle-da-zika