CAPACITAÇÃO

Membros do Ministério Público e Corpo de Bombeiros são capacitados contra o Aedes aegypti

Em 16 edições do evento, já foi capacitado um total de 1.652 pessoas

Mesmo com a situação satisfatória no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya – indicadada em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde segue com trabalho preventivo intenso. Amanhã (11), o auditório da instituição recebe a 17ª edição do curso de capacitação que visa formar multiplicadores de informações sobre o cuidado às doenças.

A partir das oito da manhã, cerca de 100 pessoas serão orientadas nos âmbitos teórico e prático sobre o assunto. Participarão membros do Ministério Público (dois promotores, técnicos ministeriais e diretores de divisão), das gerências da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão de Caçadores, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Sindicatos dos Comerciários, vários hospitais públicos, e instituições como Lacen, Lineu Araújo, SAMU, SINE, Conselho Municipal de Saúde e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

“Em 16 edições do evento, já conseguimos capacitar um total de 1.652 pessoas”, informa Júlia Santos, chefe do Núcleo de Educação em Saúde da FMS. O curso tem carga de oito horas e é composto por um momento teórico (que ocorre pela manhã) e outro prático (realizado à tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

Ainda segundo Júlia Santos, como existem descobertas sendo pesquisadas, o curso vai abordar o que houver de mais recente na literatura médica sobre o assunto. “Recentemente, foi descoberto que o pernilongo também pode transmitir a zika. Por isso, o trabalho de todos deve ser redobrado, pois aumentou a nossa responsabilidade”, diz ela.

Todos aqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com. “Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar”, afirma Júlia Santos.

fms aedes aegypti dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/490/membros-do-ministerio-publico-e-corpo-de-bombeiros-sao-capacitados-contra-o-aedes-aegypti