FMS investe na requalificação da Atenção Básica em Saúde

São 44 obras de construção e reforma entregues em pouco mais de três anos

A prevenção em saúde é o principal foco da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Nos últimos anos houve mudanças e melhorias significativas para requalificar a Atenção Básica em Saúde da capital. Em apenas três anos e meio foram 44 obras entregues à comunidade. Ao todo 15 Unidades Básicas de Saúde foram construídas, 25 foram reformadas, ampliadas e readequadas. O Centro de Zoonoses foi reformado, assim como o prédio da Assistência Farmacêutica.

“No mês de aniversário da cidade nós estamos entregando aos teresinenses cinco obras muito importantes para melhor atender as pessoas ao nível de Atenção Básica em Saúde. Nosso foco é a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integra. Se formos fazer uma conta podemos dizer que a Fundação Municipal de Saúde entregou em média uma obra por mês aos teresinenses na área de atenção primária em saúde”, afirma Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A UBS da Morada do Sol e seu Polo de Academia da Saúde serão inaugurados dia 31 de agosto. Já a UBS do Mocambinho terá novo prédio entregue no dia 23. As UBS’s do Monte Alegre e do Mafrense foram totalmente reformadas e também estarão disponíveis para atendimento à população no mês de agosto. Um Polo de Academia da Saúde da UBS do Monte Alegre foi construído e será inaugurado dia 12 de agosto.

E esse aperfeiçoamento do serviço de saúde em toda a rede da capital, que passa pela melhoria dos espaços físicos das Unidades, já tem dado resultados positivos. A população tem procurado as Unidades Básicas de Saúde por sentirem resolutividade no atendimento. Teresina registrou diminuição da quantidade de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Básica (ICSAB) nos quatro primeiros meses de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Sistema de Informação do Ministério da Saúde e demonstram que na capital piauiense a população tem seus casos resolvidos ainda no primeiro nível de atendimento. Assim, ocorre o acompanhamento, tratamento ou mesmo a cura dos pacientes na Atenção Básica, o que contribui para a diminuição dos casos de internação.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como posto de saúde e instaladas perto de onde moramos, trabalhamos, estudamos e vivemos desempenham um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. As unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, nas associações e de educação em saúde.

A atenção básica em saúde é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas, segundo o Ministério da Saúde. A Atenção Básica possibilita resolver parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais. Teresina tem mais de 95% de cobertura da atenção básica. Com esse índice, a capital piauiense se destaca entre as que possuem mais de 500 mil habitantes.

“Nós investimos constantemente na infraestrutura e capacitação dos profissionais que atuam na promoção em saúde em nossa cidade”, afirma Francisco Pádua.

fms obras

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/489/fms-investe-na-requalificacao-da-atencao-basica-em-saude