ACOLHIMENTO

Projeto Bem Viver promove acolhimento humanizado na atenção básica

O projeto é um novo método de atendimento à população, baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários

Atendimento em saúde também inclui promover o bem-estar do paciente por meio de um acolhimento diferenciado, com atenção e conforto. Este acolhimento será intensificado com a implantação do Projeto Bem Viver, que será lançado próximo dia 26 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mário Rocchi, zona Sudeste de Teresina.

O Projeto Bem Viver é um novo método de atendimento à população, baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários, tendo como prioridade a qualificação do acesso ao atendimento e viabilização de uma mudança de conceito de prevenção em saúde. "É uma iniciativa para tornar a UBS mais acolhedora, tanto na estrutura física como na própria atenção prestada", diz a diretora de Ações Assistenciais da FMS, Smithanny Barros.

As UBS contempladas pelo projeto contarão com estruturas como fraldário, brinquedoteca e playground para as crianças; ambientes climatizados, decorados com painéis, cadeiras mais confortáveis e uma maior segurança. O acesso à informação será priorizado com a designação de servidores para receber os usuários com orientações (no estilo dos “posso ajudar” encontrados em bancos e outros locais). Além disso, toda a equipe usará um uniforme diferente dos comumente encontrados nas outras UBS.

“O serviço oferecido pela Rede Bem Viver representa uma melhoria no atendimento à população, com estrutura mais humanizada e gestão de pessoal diferenciada”, comenta o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua. “Também chama a atenção a gestão de informação para que a população possa ter uma melhor consciência sobre saúde no geral”, diz.

O projeto é baseado no trabalho realizado na cidade de Pelotas (RS), que integra junto com Teresina o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, que estimula o envolvimento de lideranças políticas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Inicialmente ele será implantado nas UBS Mário Rocchi e Angelim, mas o objetivo da FMS é estender pouco a pouco o serviço a todas as UBS do município.

fms acolhimento

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/488/projeto-bem-viver-promove-acolhimento-humanizado-na-atencao-basica