ACADEMIA DA SAÚDE

Polos de Academia visam promover atividade física gratuita aos teresinenses

Novos espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população serão entregues à população de Teresina este mês. Esses espaços são os Polos de Academia da Saúde, que serão entregues pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Só este mês três regiões da cidade serão contempladas com os Polos.

O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. “O grande objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população”, explica Luci Santiago, educadora física que compõe a Gerência de Atenção Básica da Fundação Munic ipal de SaudeFMS.

Ela enfatiza ainda a importância da atividade física para a saúde das pessoas. “A atividade física regular ajuda a reduzir o risco de várias doenças e a melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida geral. Os benefícios em longo prazo para a saúde incluem a redução dos riscos de morte prematura, de doenças cardíacas, desenvolver diabetes ou mesmo pressão arterial alta. Realizar exercícios regularmente ajuda a desenvolver e manter os ossos, músculos e articulações saudáveis”, afirma Luci Santiago.

As Equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francílio Ribeiro de Almeida, do bairro Angelim, zona Sul da cidade, estão desenvolvendo um trabalho de reeducação alimentar com um grupo de 20 pessoas que tem sobrepeso desde dezembro de 2015. As pessoas que fazem parte do grupo serão ainda mais beneficiadas com a entrega do Polo de Academia de Saúde, anexo à UBS, no próximo dia 30 de agosto, às 8h30.

O grupo de pessoas com sobrepeso da UBS do Angelim é dividido em turmas. A equipe já está desenvolvendo ações com a segunda turma, que é formada por 20 pessoas. “Exercícios físicos acontecem sempre ao final dos encontros, orientados por educador físico. Com o Polo de Academia em Saúde esses exercícios serão ainda mais direcionados”, diz Sauliane Sousa Mercê, que faz parte da gerência administrativa da unidade.

Os Polos de Academia em Saúde são compostos por três espaços, o de vivência, o multiuso e outro com equipamentos. “O espaço de vivência é uma área coberta e o ponto de referência do polo que abriga maior parte das atividades, já que pode ser usado durante todo o dia, independente das condições de tempo”, explica Luci Santiago, da FMS.

Ela fala ainda do espaço multiuso que é composto de área ao ar livre, que pode ser apropriado das mais variadas formas. Já o espaço com equipamentos, como extensão do espaço multiuso, é destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em alguns equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas, barras marinheiro).

No dia 12 de agosto, às 19h, o Polo de Academia de Saúde da UBS do Monte Verde será inaugurado, junto à entrega de reforma da unidade. Já o Polo da UBS Santa Isabel será inaugurado junto com a unidade no dia 31, às 19h.

Polo de Academia da Saúde ubs fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/487/polos-de-academia-visam-promover-atividade-fisica-gratuita-aos-teresinenses