COMBATE AO MOSQUITO

FMS intensifica Faxina nos Bairros apesar de situação satisfatória no combate ao Aedes

Teresina está em situação satisfatória no combate ao Aedes aegypti, de acordo com dados do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que aponta que o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – da nossa cidade está em 0,2%. Mas, apesar do resultado positivo, a FMS continua com as atividades de educação em saúde e limpeza e nesse sábado realizou a 31ª edição da operação Faxina nos Bairros no povoado Santa Teresa, zona rural da cidade.

Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde determinam que índices de até 1% são considerados satisfatórios. Teresina está com 0,2% e o LIRAa do mesmo período do ano passado apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,3%, ou seja, foi reduzido ainda mais o percentual, no entanto, os agentes de endemias da capital continuam orientando a comunidade, especialmente na zona rural, a ficar atenta a depósitos ao nível do solo de consumo doméstico (tanques, poços, cisternas, entre outros). “Mesmo tendo abastecimento de água, é cultural na zona rural a pessoas armazenarem água. Portanto, temos reforçado a importância das pessoas manterem esses depósitos limpos e fechados para evitar a proliferação de mosquito”, explicou Inaldo Antônio, agente de endemia da FMS.

Todo o Povoado Santa Teresa recebeu as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) durante a Faxina nos Bairros, que tem por objetivo acabar com os criadouros do Aedes aegypti. “Nossa intenção é mobilizar cada vez mais a população para a manutenção de suas residências limpas para continuarmos essa batalha de ficarmos livres do Aedes aegypti, tendo em vista que a única forma de nos mantermos imunes às doenças causadas por ele, como dengue, zika e chikungunya, é a prevenção”, afirmou Francisco Pádua, presidente da FMS.

Em 30 edições a ação já recolheu 4.140 toneladas de lixo de Teresina. Antes da operação efetiva da Faxina, durante a semana, os moradores estão sendo informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas. No sábado, a população precisa depositar o lixo que acumula algum tipo de água em suas portas e as equipes de limpeza farão o recolhimento. “Mobilizamos toda a comunidade e sentimos que as pessoas estão mais conscientes e dispostas a entrarem nessa luta contra esse mosquito tão perigoso e que traz tantos males para a nossa saúde”, destacou Carlos Eduardo das Neves, coordenador da Unidade Básica da Santa Teresa.

A meta da Prefeitura é, durante esse período de pouca chuva, fazer a intensificação do trabalho educativo em saúde, para quando as chuvas chegarem os bairros de Teresina estarem sem potenciais criadouros do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

dengue zika chikungunya aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/485/fms-intensifica-faxina-nos-bairros-apesar-de-situacao-satisfatoria-no-combate-ao-aedes