AMAMENTAÇÃO

Semana do Aleitamento Materno aborda sustentabilidade

A Unidade Básica Nossa Senhora da Paz, zona Sul, sediou na manhã desta terça-feira a abertura oficial da Semana de Aleitamento Materno de 2016. Com a temática “Aleitamento materno: Presente saudável e futuro sustentável” a semana conta com uma série de ações com o objetivo de passar esclarecimentos para as mães que amamentam e para as futuras mamães.

“Essa semana de atividades é muito importante. Não só as mães e futuras mães precisam saber da importância da amamentação, mas toda a família, que deve participar desse ato de amor. O slogan deste ano é: 'A amamentação faz bem para seu filho, para você e para o planeta”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Palestras e mesas temáticas foram realizadas na UBS com o intuito de contribuir significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna. “Muito boa essa iniciativa da unidade de saúde. Eu gosto bastante do atendimento aqui. Sempre sou atendida e quando não sou elas me explicam a melhor forma de estarmos resolvendo meu problema”, disse Carolaine Costa, mãe da Isabelle, de 4 meses, que foi atualizar o cartão de vacinação da filha e participar das atividades da Semana de Aleitamento Materno.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS, Theonas Gomes falou aos presentes sobre a importância do aleitamento materno. “O leite materno é o verdadeiro alimento. É completo. O bebê que mama terá uma vida toda mais saudável, com menor chances de desenvolver diabetes, hipertensão, alergias. Sem falar que a mãe que amamenta seu bebê está contribuindo também para o planeta, pois será produzido menos leite de vaca, gasto menos combustível para transportar esse leite, que não é o ideal para a criança. Ou seja, a amamentação contribui para tornar o planeta cada vez mais sustentável”, informou ela.

Além da palestra sobre amamentação, os presentes puderam ver exposição temática sobre os direitos da mulher que amamenta, participar da shantala (massagem indiana que alivia cólicas e promove uma aproximação entre mãe e filho), e desfrutaram de serviços de beleza para as mulheres oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País. Em Teresina, um total de 30 Unidades Básicas de Saúde, das quatro zonas da cidade, estará desenvolvendo atividades durante a semana voltadas para aamamentação.

• Semana do Aleitamento Materno aborda sustentabilidade
Semana de Aleitamento Materno fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/483/semana-do-aleitamento-materno-aborda-sustentabilidade