SEMANA DA AMAMENTAÇÃO

Inicia nesta terça (02) atividades da Semana de Amamentação em Teresina

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina estarão desenvolvendo atividades durante a semana

Aleitamento materno: Presente saudável e futuro sustentável. É com esse tema que inicia nesta terça-feira, 02 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação. Em Teresina, a abertura da atividade acontece às 8h, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Paz, na zona Sul de Teresina, onde será realizada uma série de ações com o objetivo de passar esclarecimentos para as mães que amamentam e para as futuras mamães.

Palestras e mesas temáticas serão realizadas na UBS com o intuito de contribuir significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

“Durante toda a manhã as mães e gestantes da região da Vila da Paz irão se reunir em prol do bem estar do bebê desde os primeiros dias de vida, por meio da educação em saúde, e também participarão de oficina de ordenha, que abordará a importância da doação do leite excedente para ajudar outras crianças que não podem receber o leite da mãe”, explica Theonas Gomes, nutricionista e chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ainda durante a atividade acontecerá uma palestra de uma nutricionista falando da importância da alimentação saudável para as mães que amamentam, além de abordagem de como é importante o aleitamento materno para o quadro nutricional do indivíduo durante toda a vida. Haverá também exposição temática sobre os direitos da mulher que amamenta, shantala (massagem indiana que alivia cólicas e promove uma aproximação entre mãe e filho), e uma sala com serviços de beleza para as mulheres oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País. Em Teresina, um total de 30 Unidades Básicas de Saúde, das quatro zonas da cidade, estará desenvolvendo atividades durante a semana voltadas para a amamentação.

AMAMENTAÇÃO

A amamentação é de extrema importância para a saúde do bebê, pois é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. “Assim que a mãe dá à luz a um bebê, já pode começar a amamentá-lo. Nos primeiros dias após o parto, a mãe produz, em quantidades menores, um leite mais amarelado e mais grosso chamado de colostro. No colostro, a quantidade de anticorpos e células maduras é muito maior do que no leite maduro, o que ajuda na imunização do bebê contra muitos vírus e bactérias que estão no ambiente”, explica Theonas Gomes, nutricionista da da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Semana de Amamentação Teresina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/481/inicia-nesta-terca-02-atividades-da-semana-de-amamentacao-em-teresina