REESTRUTURAÇÃO

Prefeito visita as novas instalações da Gerência de Farmácia da FMS

As melhorias contribuirão para uma organização do recebimento e distribuição dos medicamentos

Prefeito visita as novas instalações da Gerência de Farmácia da FMS

Para a conservação e distribuição dos medicamentos e insumos usados pela saúde municipal, é necessária uma estrutura adequada. Por isso, as instalações da Farmácia da Fundação Municipal de Saúde passaram por uma reforma e reestruturação, que recebeu hoje (30) a visita do Prefeito Firmino Filho.

Para a realização da obra, foram investidos R$ 334.882,20. Segundo a gerente de Farmácia Juliana Lima, as melhorias feitas no local contribuirão para uma organização do recebimento e distribuição dos medicamentos, uma vez que agora eles serão armazenados por área, o que melhora a logística. “A conservação do material também será beneficiada com a instalação de telhas termoacústicas – que contribuem para a manutenção da temperatura – e lâmpadas de LED, que produzem menos calor”, conta a gerente.

Foram reestruturadas ainda todas as instalações da central, que é composta por recepção e espera, administração, CPD, gerência, conferência de odontologia, estocagem de odontologia, quarentena, estocagem de termolábeis, DML, copa, 02 banheiros, arquivo de pacientes, conferência de medicamentos controlados, estocagem de controlados, depósito e cantina.

As novas instalações trazem melhores condições de trabalho para os funcionários do local, como reconhece o promotor Eny Marcos. “Retornamos aqui e ficamos felizes com a mudança não só em relação aos medicamentos como também no ambiente de trabalho dos servidores. Sempre temos vontade de dialogar, e a equipe técnica da Prefeitura de Teresina tem nos atendido e discutido as demandas da população da melhor forma”, disse ele.

O prefeito Firmino Filho afirmou que a reforma da Farmácia Municipal é uma das muitas ações de fortalecimento da Atenção Básica em Teresina, que tem sido prioridade em sua gestão. “Sabemos que para esse fortalecimento não são necessárias apenas obras, como também valorizar os servidores”, disse ele. Esta é mais uma conquista da classe farmacêutica, como disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Ítalo Rodrigues. “A estrutura agora está muito boa, e a meta agora é trabalhar ainda mais para a valorização do profissional”, diz.

Gerência de Farmácia
A Gerência de Farmácia da FMS é composta por, entre outros profissionais, três farmacêuticos concursados. Ela atende todas as Unidades Básicas de Saúde do município e mais sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Laboratório Raul Bacelar e seis instituições conveniadas com a FMS.

Desde 2013, a distribuição de medicamentos segue a padronização estabelecida pela Relação de Medicamentos Municipais - REMUME, lista determinada pela Portaria municipal 450/2013. “Com o REMUME, pudemos organizar o elenco de medicamentos disponibilizados e com isso racionalizar os custos de aquisição, permitindo uma redução de aproximadamente 19%”, explica o presidente da FMS Francisco Pádua.

Dessa forma, foi possível atender à necessidade de melhorias estruturais nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município, como reforma nos locais, aquisição de equipamentos e veículos para agilizar a logística de distribuição. Outras ações foram a capacitação dos servidores envolvidos na farmácia das Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a elaboração do Guia de Boas Práticas em Farmácia para todos os estabelecimentos da atenção básica.

farmácia fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/452/prefeito-visita-as-novas-instalacoes-da-gerencia-de-farmacia-da-fms