EDUCAÇÃO EM SAÚDE

FMS promove 15º curso para prevenção da zika, dengue e chikungunya

A carga horária da capacitação é de oito horas e é dividido em dois módulos

FMS promove 15º curso para prevenção da zika, dengue e chikungunya

A melhor forma de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya, é a informação e atitude da população. Um curso de capacitação, que visa formar multiplicadores de informações de prevenção às doenças chega a sua 15ª edição no dia de hoje, 28, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Esse curso vem somar para que possamos continuar em alerta em relação à prevenção aos criadouros de mosquito. Não podemos permitir acúmulo de água parada em nenhum ambiente, nem trabalho, nem residencial para que menos pessoas possam adoecer”, expôs a participante do curso Diana Santos, da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS).

Segundo o Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da FMS, até o momento foram capacitadas 1.551 pessoas por meio deste curso para o controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya.

A carga horária da capacitação é de oito horas e é dividido em dois módulos, um teórico (que ocorre pela manhã) e um prático (que ocorre pela tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

Todos àqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com. “Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar”, afirma Júlia Rocha Santos, coordenadora do NESC/FMS.

aedes aegypti fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/450/fms-promove-15-curso-para-prevencao-da-zika-dengue-e-chikungunya