ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

UBS da Vila Confiança e Três Andares recebem treinamento sobre amamentação e alimentação saudável

Esta semana, profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) recebem o treinamento sobre amamentação e alimentação complementar para crianças menores de dois anos. Será amanhã (28), na Unidade Básica de Saúde da Vila Confiança, e quarta-feira (29), na UBS Três Andares, ambos a partir das 8h.

Nestes dias, as unidades suspenderão o atendimento na parte da manhã, retomando às atividades normais durante a tarde. A oficina faz parte da “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, do Ministério da Saúde. Seu objetivo é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ficha de marcação de consumo alimentar, instrumento por meio do qual os profissionais acompanham a alimentação e orientam os pais de crianças menores de dois anos, também será tema do treinamento. “As crianças, tendo uma alimentação saudável, adoecerão menos, e ainda evitaremos o sobrepeso e a obesidade infantil. Os profissionais também saem com saldo positivo das ações, pois se sentem mais estimulados em seu trabalho cotidiano”, afirma Theonas Gomes, da Gerência de Ações Programáticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segurança Alimentar

A preocupação com a alimentação saudável não envolve apenas a saúde, como diversas outras secretarias. Hoje, a partir das 11h, toma posse na Prefeitura de Teresina a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem representantes da FMS entre seus participantes. “O objetivo da Câmara é planejar e executar o Plano Municipal de Segurança Alimentar, que prevê ações para garantir uma alimentação saudável para os teresinenses”, conta Theonas Gomes.

alimentação saudável amamentação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/448/ubs-da-vila-confianca-e-tres-andares-recebem-treinamento-sobre-amamentacao-e-alimentacao-saudavel