CAPACITAÇÃO

Curso contra a dengue já capacitou mais de 1500 pessoas

Amanhã (28) acontece a 15ª edição do curso, no auditório da FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (28) a 15ª edição do curso para o controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya. A partir das 8h, serão capacitadas mais de 100 pessoas da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no auditório da instituição.

O curso, que agora é uma ação permanente da Prefeitura de Teresina, tem como principal objetivo tornar os participantes aptos para a realização de palestras e outras atividades educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Até o momento foram capacitadas 1.551 pessoas por meio deste curso, em 15 turmas”, informa Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A carga horária é de oito horas e é dividido em dois módulos, um teórico (que ocorre pela manhã) e um prático (que ocorre pela tarde). Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite. Já na parte prática os participantes vivenciam as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

Serão instruídos os religiosos, técnicos de referência dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), divisões técnicas, orientadores sociais e facilitadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, referenciado aos CRAS. Está programado ainda um segundo momento de capacitação para mais 100 servidores da SEMTCAS, no próximo dia 7 de julho.

Júlia Santos convida ainda todos àqueles que desejarem participar do curso de capacitação a entrarem em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com. “Qualquer pessoa que deseja atuar em sua comunidade ou local de trabalho disseminando conhecimentos sobre dengue, zika e chikungunya, pode participar”, afirma ela.

dengue capacitação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/447/curso-contra-a-dengue-ja-capacitou-mais-de-1500-pessoas