FAXINA

Faxina nos Bairros integra ações entre poder público e comunidade

neste sábado foi realizada a 25ª edição da faxina

Uma cidade limpa e saudável é resultado de uma combinação de ações entre poder público e população. Para garantir essa conscientização da população, especialmente no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Teresina tem realizado de forma contínua a operação Faxina nos Bairros, que este sábado chegou à sua vigésima quinta edição. Neste sábado foi a vez do Residencial Santa Rita e Bem Viver I e II, região do Lourival Parente, zona Sul  da cidade, receberem as equipes de limpeza e os técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A moradora do Residencial Santa Rita, Maria Sousa, estava de portas abertas para receber os veterinários e agentes de endemias para fazerem a vistoria da sua casa. “Essa ação é muito importante para que tenhamos sempre a consciência de que temos que fazer o nosso dever de casa e mantermos o espaço que moramos e os espaços de convivência coletiva limpos e livres de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Se todos fizerem sua parte,  a comunidade e o poder público, ficaremos livres de doenças, além de termos um espaço harmonioso e limpo”, disse.

Em 24 faxinas na cidade as equipes de limpeza da Prefeitura de Teresina  já recolheram 3.969 toneladas de lixo. “Nas visitas fizemos hoje às residências vimos os espaços bem limpos e bastante conservados em relação a criadouros do mosquito Aedes aegypti. A população tem colaborado e está se conscientizando da importância de ficar vigilante e sempre verificando os seus quintais e não deixando nada que possa acumular água e se torne foco de mosquito. Estamos muito felizes, pois a faxina nos bairros tem cumprido a suam missão de ser uma ação educativa e de saúde pública”, afimou Smuthianne Barros, diretora de Ações Assistenciais da FMS.

Outra ação educativa que tem sido contínua durante a Faxina nos Bairros é a entrega de mudas de plantas para a comunidade. Um total de 300 mudas de plantas nativas e frutíferas foi distribuído pela equipe de Arborização da Prefeitura de Teresina gratuitamente. “É uma oportunidade para as pessoas além de manterem suas casas livres do mosquito Aedes aegypti contribuírem com a arborização da cidade”, explicou Eduardo Alves, coordenador da equipe de arborização.

Neste sábado foram distribuídas mudas de árvores de grande porte com Nim e Gonçalo Alves, árvores de pequeno porte como margarida e fortuna e também mudas frutíferas como acerola, manga, jaca e carambola.

faxina vigésima quinta sul

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/446/faxina-nos-bairros-integra-acoes-entre-poder-publico-e-comunidade