REFORMA

População do Parque Itararé recebe UBS reformada

Esta é a 35º obra de Unidade Básica de Saúde entregue nesta gestão

População do Parque Itararé recebe UBS reformada

“A maior onda de investimento em saúde pública dos últimos tempos”. Foi com estas palavras que o prefeito Firmino Filho definiu a entrega de 35 obras na atenção básica desde o ano de 2013. Hoje (24), foi a vez da UBS Dr. Reginaldo M. Castro, localizada no bairro Parque Itararé, zona sudeste da capital.

A unidade foi totalmente reformada para atender aos padrões do Ministério da Saúde, que proporcionam mais conforto e acessibilidade aos usuários. Esta é a 18ª reforma de UBS entregue nesta gestão, além das 17 unidades totalmente novas que foram inauguradas. “A nossa meta é que, até o fim da gestão, todas as UBS funcionem em locais adequados, para prestar um serviço eficiente, bem como garantir boas condições de trabalho aos profissionais”, informa o presidente da FMS, Francisco Pádua.

Para a reforma da UBS Dr, Reginaldo M. Castro, foi investido um valor de R$ 343.302,22. Ela conta com nove consultórios, sendo cinco médicos, três odontológicos e um ginecológico, same (marcação de consultas), salas de procedimentos, vacina, nebulização, coleta, esterilização, expurgo e prontuário, auditório, recepção e espera, diretoria, depósito de materiais de limpeza, copa, vestiários masculino e feminino, farmácia e dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.

Serão beneficiadas com esta reforma cerca de 5.640 famílias, o que abrange um total de 22.550 pessoas. Elas pertencem às comunidades do Renascença I, II, III, Parque Ideal, Parque Progresso, Parque Itararé, Vila Wall Ferraz, Vila Universal, Porto Rico, Avenida Joaquim Nelson e Residencial Dom Helder.

Moradora do Parque Ideal, Maria José Alves está muito satisfeita com a nova estrutura. Ela conta que é frequentadora desta UBS e mal vê a hora de voltar a realizar exames e consultas no local. “Meu marido também é atendido pela Equipe, mas ele tem dificuldades para caminhar e recebe atendimento em casa. Nós gostamos muito de todos os profissionais”, conta a aposentada de 72 anos.

Atendem no local seis equipes da Estratégia Saúde da Família, cada uma formada por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Além das consultas e atendimento em saúde, eles realizam ainda visitas, ações educativas e outras atividades, com o intuito de promover a prevenção e cuidados.

No próximo dia 30 de junho a Prefeitura de Teresina entrega uma Unidade de Saúde nova na zona Norte da cidade, no bairro Mafuá e no dia 01 de julho será a vez da comunidade dos bairros Planalto Ininga e Usina Santana receberem suas UBS reformadas e ampliadas.

fms ubs reforma

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/445/populacao-do-parque-itarare-recebe-ubs-reformada