FAXINA NOS BAIRROS

Limpeza ainda é a melhor forma de combate ao Aedes aegypti

Amanhã, 25, PMT realiza a 25ª Faxina nos Bairros

Limpeza ainda é a melhor forma de combate ao Aedes aegypti

A ocupação irregular do espaço urbano, o crescimento do uso de descartáveis, as diversas formas inadequadas de armazenar água, entre outros fatores, são um desafio no controle do mosquito e no combate à transmissão da dengue, chikungunya, zika. Para evitar o aumento do número de casos das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Teresina tem realizado a Faxina nos Bairros e vai para a 25ª edição da atividade amanhã, 25, a partir das 8h, no Residencial Santa Rita e Bem Viver I e II, região do Lourival Parente.

O ponto de encontro dos profissionais da área de saúde e limpeza vai ser na praça do residencial Santa Rita. Todos irão percorrer a Rua Gonçalves Dias, rua Delfim Moreira, rua Cerejeira e rua Fiel. Em 24 faxinas na cidade a PMT já recolheu 3969 toneladas de lixo.

“Sensibilizar a comunidade, promovendo ações sociais e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida é uma das nossas ações antes e durante a Faxina nos Bairros”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Até o dia 22 de junho a FMS notificou 2.098 casos de dengue na capital. Os bairros com maior número de casos são São Francisco (134 casos), Parque Wall Ferraz (128), Planalto (120), Redenção (103) e Residencial Firmino Filho (92).

“Existem tecnologias promissoras. Mas, com o que está hoje disponível, ainda não é possível erradicar o mosquito nos países tropicais ”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Diante desse contexto e do panorama encontrado nos centros urbanos, Amariles pede o apoio da população. “As pessoas têm conhecimento, mas precisam transformá-lo em atitude”, diz.

Faxina nos Bairros Residencial Santa Rita

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/444/limpeza-ainda-e-a-melhor-forma-de-combate-ao-aedes-aegypti