ARTE

Parque Estação da Cidadania terá Galeria do Inconsciente

O local terá exposição de materiais feitos por usuários da rede de saúde mental

O Parque Estação da Cidadania, que será entregue hoje, às 18h, aos teresinenses, contará com uma Galeria de Arte do Inconsciente. O local, que fica próximo à Estação Ferroviária, no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, é um novo espaço para a prática esportiva e de lazer.

O espaço de arte chamado de Galeria do Inconsciente trará exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. “Lá terão peças do trabalho artístico desenvolvido por eles durante oficinas promovidas por artesãos e outros profissionais. Muito importante a questão da arte para as pessoas com algum tipo de sofrimento psíquico, pois dá oportunidade de elas expressarem suas habilidades na liberdade dos processos de criação”, enfatiza Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Nas peças expostas na Galeria do Inconsciente são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelos usuários do serviço de atenção psicossocial.

“Acredito que este espaço é uma oportunidade para apresentar, não apenas os trabalhos produzidos nos serviços de saúde mental, mas no sentido mais amplo de desmistificar e reduzir o imaginário da “loucura” que ronda na sociedade, de que os usuários com transtornos mentais são perigosos, incapazes e desprovidos de habilidades. A galeria será uma forma de retratar as potencialidades abstraídas dessas pessoas que tem não apenas um nome e um código e sim são seres humanos com possibilidades e potencialidades”, finaliza Marina Leite.

O Parque Estação Cidadania tem o espaço de 8,3 hectares de área que será disponibilizada à população, com uma estrutura adequada à prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização.

fms Galeria de Arte do Inconsciente

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/443/parque-estacao-da-cidadania-tera-galeria-do-inconsciente