Indicador de saúde contribui para Prêmio Amigo da Criança

Indicador de saúde contribui para Prêmio Amigo da Criança

O prefeito Firmino Filho recebeu pela terceira vez o Prêmio Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Os critérios da premiação abrangem diversos indicadores de que os pequenos teresinenses estão recebendo melhoria nas condições de vida, e o cuidado com a saúde foi um fator importante para esta decisão.

No âmbito da saúde, o principal fator considerado foram as taxas de mortalidade infantil no ano de 2013, cuja diminuição era uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que almejam contribuir para a redução da extrema pobreza e ultrapassar os principais desafios do desenvolvimento. “A Prefeitura de Teresina tomou uma série de medidas para o planejamento de uma política continuada de redução de riscos de vida e aumento das chances de sobrevivência na infância”, conta Smithanny Barros, Diretora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

No ano de 2013, Teresina registrou uma taxa de mortalidade infantil de 14,67 a cada mil nascidos vivos – 196 mortes de um total de 13.356 nascidos vivos. Este número reflete uma queda que continua constante: no ano 2000, por exemplo, o número era de 23,2 por mil nascidos vivos – 379 óbitos de 16.284 nascimentos. “A principal causa de morte em recém-nascidos está relacionada às infecções que o bebê adquire da mãe. A realização de um pré-natal bem feito é muito importante. É aqui que entra a importância do trabalho dos profissionais da atenção básica em saúde”, disse Smithanny Barros.

O pré-natal deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, com a realização de todas as consultas e exames. Se for um caso em comprovada situação de risco, as gestantes são referenciadas para o ambulatório da Maternidade Dona Evangelina Rosa, e à medida que as pacientes passam de alto risco para leve são contra referenciadas para o acompanhamento das equipes de saúde da família novamente. Após o nascimento, quando a parturiente tem alta, a primeira consulta do bebê já fica agendada na UBS mais próxima da casa da mãe.

A FMS mantém ainda diversos programas voltados aos cuidados com as crianças de até 5 anos de idade. As equipes Estratégias Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão sempre realizando atividades de estímulo ao aleitamento materno, à alimentação adequada e aos cuidados para a faixa etária. A vacinação também é estimulada, por meio das várias campanhas realizadas ao longo do ano e acompanhamento do calendário de vacinação da criança.

A principal ferramenta de coleta de dados utilizada foi o Mapa Prioridades Nacionais, instrumento disponibilizado por meio eletrônico entre os meses de janeiro e abril de 2014. Através de questionários estruturados, foi solicitado a cada um dos municípios dados administrativos que permitisse a elaboração de um retrato superficial que pudesse, minimamente, informar as principais características estruturais no âmbito das políticas sociais que cada município apresentava ao final de 2013.

prefeito amigo da criança fundação abrinq Firmino Filho

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/442/indicador-de-saude-contribui-para-premio-amigo-da-crianca