ARRAIAL

CCTI promove festa junina com pessoas da terceira idade

Forró, comidas típicas e muita alegria. Essas e outras atrações estarão disponíveis amanhã (23), a partir das 9h, no arraial do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), que disponibiliza atividades para maiores de 60 anos. O Centro é administrado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O evento é mais uma das diversas festividades promovidas pelo CCTI ao longo do ano, e tem como objetivo promover a ressocialização do idoso, com participação de suas famílias. “O CCTI foi criado com o objetivo de se tornar um espaço de promoção do envelhecimento saudável, por meio da participação em atividades variadas”, conta a diretora Auxiliadora Sampaio.

O CCTI disponibiliza serviços de odontologia, terapia ocupacional, atendimento psicológico, oficinas de artesanato, coral, rodas de conversa com o serviço social, oficinas de artesanato e de integração com a participação de suas famílias. São realizadas ainda outras atividades em parceria com instituições públicas e privadas.

Os idosos participam ainda de atividades físicas como aeróbica, ginástica localizada, capoterapia e pilates de solo, além da academia lá instalada, que funciona das 6 da manhã até o fim do dia. José Ivan participa destas atividades e atribui a elas sua melhora no condicionamento físico. “Quando eu cheguei aqui eu andava encostado nas paredes, pois tive um derrame que afetou minhas pernas. Agora, depois da atividade física, eu já consigo me abaixar e até pular”, conta o aposentado, que se exercita três vezes por semana.

Já Rosário Medeiros participa não apenas das atividades físicas, como também do coral da instituição e de oficinas de artesanato e capoterapia. São tantas atividades que ela está no local todos os dias. “O CCTI é nossa segunda casa. O pessoal é acolhedor e podemos fazemos muitas amizades. Eu saio muito mais leve daqui”, conta ela, que já frequenta o centro há 9 anos.

Os participantes do CCTI são encaminhados por instituições públicas, por procura espontânea, levados por família ou amigos, recomendação médica ou pelo disque cidadania, no número 0800 86 2400. “Assim que chegam, os idosos são atendidos pelos assistentes sociais, que fazem seu perfil social”, esclarece Auxiliadora. “O próximo passo é o agendamento de consultas psicológicas, odontológicas e de terapia ocupacional, que vão indicar suas necessidades e guiarão o nosso atendimento”, completa.

fms ccti idosos

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/440/ccti-promove-festa-junina-com-pessoas-da-terceira-idade