Equipes Saúde da Família e HUT discutem parceria em atendimento domiciliar

A reunião foi hoje (21) no auditório da Diretoria Regional de Saúde Leste/Sudeste.

Equipes Saúde da Família e HUT discutem parceria em atendimento domiciliar

Com o intuito de promover uma parceria entre atenção básica e complexa, profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) estiveram hoje (21) reunidos com a equipe de Atenção Domiciliar do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O evento foi no auditório da Diretoria Regional de Saúde Leste/Sudeste.

A parceria consiste na continuidade do trabalho de acompanhamento de usuários que ainda precisam de atendimento em suas residências após a alta hospitalar. “O HUT possui uma equipe voltada a atendimento em domicílio destes casos, formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e fisioterapeuta. A proposta é que, após um tempo e dependendo do caso, este acompanhamento seja referenciado para as equipes Estratégia Saúde da Família”, explica a gerente de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Ayla Calixto.

“A parceria permite a continuidade do tratamento quando o usuário adquire estabilidade e não é mais elegível ao atendimento hospitalar, mas ainda necessita de cuidados”, explica a fisioterapeuta do HUT Laís Elvas. “Desta forma, podemos garantir uma desospitalização segura e com atendimento constante”, diz ela.

Participaram da reunião representantes de todas as Diretorias Regionais de Saúde, e profissionais das equipes com pacientes constantes na lista elaborada pela equipe de Atendimento Domiciliar do HUT. Um dos participantes foi a enfermeira Mara Regina Rabelo, da equipe ESF 14, que atua na UBS do Renascença. “Para mim o principal benefício da proposta é o intercâmbio entre atenção básica e HUT. Nós precisamos deste diálogo para dinamizar e melhorar o atendimento a este público”, diz ela.

Lais Elvas também acredita que a reunião contribuiu para esta troca interequipe. “A recepção tem sido muito boa, os profissionais de saúde estão interessados em conhecer o projeto e ocorre este contato, que é essencial”, finaliza a fisioterapeuta.

fms hut

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/438/equipes-saude-da-familia-e-hut-discutem-parceria-em-atendimento-domiciliar