PLANO DE AÇÃO

Médicos analisam situação da mortalidade materna de residentes em Teresina

Um encontro de profissionais da saúde aconteceu na FMS

Médicos analisam situação da mortalidade materna de residentes em Teresina

Médicos e enfermeiros da atenção básica em saúde participaram na manhã desta terça-feira, 21, de palestra sobre situação da mortalidade materna, infantil e fetal de residentes em Teresina. A atividade aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Estamos discutindo sobre a vigilância dos óbitos maternos e dos bebês para fazermos uma análise da situação e dos indicadores e construirmos um plano de ação para melhorarmos nossa assistência”, explicou Adriana Valadares, diretora da Regional de Saúde Centro/Norte da FMS.

A médica neonatologista da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Isabel Almeida, foi a responsável em proferir a palestra sobre a situação da mortalidade materna, infantil e fetal residentes de Teresina e mostrar os dados aos presentes. “A principal causa de morte em recém-nascidos está relacionada às infecções que o bebê adquire da mãe. A realização de um pré-natal bem feito é muito importante. É aqui que entra a importância do trabalho dos profissionais da atenção básica em saúde”, disse.

O pré-natal deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, com a realização de todas as consultas e exames. Se for um caso em comprovada situação de risco, as gestantes são referenciadas para o ambulatório da MDER, e à medida que as pacientes passam de alto risco para leve são contra referenciadas para o acompanhamento das equipes de saúde da família novamente. Após o nascimento, quando a parturiente tem alta, a primeira consulta do bebê já fica agendada na UBS mais próxima da casa da mãe.

Irão acontecer três palestras com a mesma temática para os profissionais da atenção básica em saúde da Regional Centro/Norte. “Nós dividimos essas discussões em quatro momentos para que nossas unidades de saúde não ficassem sem profissionais durante o período de expediente. Remanejamos os profissionais de forma que a população não fosse atingida em relação ao atendimento rotineiro das UBS’s”, falou Adriana.

mortalidade materna Teresina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/437/medicos-analisam-situacao-da-mortalidade-materna-de-residentes-em-teresina