REFORMA

Prefeitura reforma e amplia 17 Unidades Básicas de Saúde na capital

Comunidade do Porto Alegre foi beneficiada com ampliação da UBS

Um total de 34 obras de Unidades Básicas de Saúde entre construções, reformas e ampliações foi entregue pela Prefeitura de Teresina aos moradores da capital. Na noite desta segunda (20) o prefeito Firmino Filho entregou a décima sétima Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada para a comunidade do bairro Porto Alegre, zona Sul da cidade.

A UBS Maria de Jesus Carvalho, que agora conta com uma nova estrutura dentro dos padrões do Ministério da Saúde para melhor acolhimento à população, dispõe de seis consultórios, sendo três médicos, um ginecológico e dois consultórios odontológicos. Um escovódromo, duas salas de procedimentos, farmácia, sala de coleta, sala de vacina, esterilização, expurgo, SAME (espaço para marcação de consultas), auditório, sala de agentes, sala de recepção e espera, diretoria, depósitos, dois banheiros para funcionários e dois adaptados para portadores de necessidades especiais.

“A atenção básica em saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Portanto, nossas Unidades Básicas de Saúde precisam estar adequadas para prestar um serviço eficiente para a população, bem como ter as instalações estruturadas para que os profissionais de saúde possam garantir um bom atendimento às pessoas. Essa já é a décima sétima obra de reforma e ampliação entregue aos teresinenses e até o final desse mês entregaremos mais quatro, o que representa a maior onda de investimentos em saúde na capital”, disse o prefeito Firmino Filho.

A Unidade tem capacidade de atender 16 mil pessoas, com duas equipes Estratégia Saúde da Família atuando no local. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

“Estamos entregando mais uma unidade para a população, a UBS Maria de Jesus Carvalho, que é uma homenagem a uma servidora que trabalhou por mais de 20 anos na rede municipal de saúde como auxiliar de serviço, uma homenagem que demonstra a valorização que é dada pela gestão municipal ao servidor. A entrega dessa UBS demonstra o quanto tem se investido em saúde pública na nossa capital, que figura entre a terceira capital do Brasil que mais investe em saúde. Mais de 35% do orçamento próprio da Prefeitura de Teresina é gasto com saúde. E até o final deste ano todas as nossas 92 Unidades de Saúde terão um novo padrão, moderno e de acordo com as normas do Ministério da Saúde”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A população se sentiu contemplada pela gestão municipal com a reforma da Unidade. “Ficamos bastante felizes em termos nossas demandas atendidas pelo prefeito Firmino Filho. Agora temos uma Unidade nova, com mais conforto e apta a prestar um serviço de qualidade aos nossos moradores. Esse tipo de intervenção melhora inclusive a autoestima das pessoas, que se sentem valorizadas pelo poder público, em especial no atendimento de saúde”, comemorou o morador do bairro, Ezequias Lopes.

entregaa reforma ubs porto alegre

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/436/prefeitura-reforma-e-amplia-17-unidades-basicas-de-saude-na-capital