ENTREGA

Prefeitura entrega hoje (20) reforma da UBS do Porto Alegre

Hoje (20), às 19h, a Prefeitura de Teresina entrega mais uma Unidade Básica de Saúde reformada e dentro dos padrões do Ministério da Saúde para melhor acolhimento à população. É a UBS Maria de Jesus Carvalho, que fica na região do Porto Alegre, zona Sul da capital.

A unidade reformada tem capacidade de atender 16 mil pessoas, com duas equipes Estratégia Saúde da Família atuando no local. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. “A população da capital já recebeu nessa gestão 33 UBS novas ou reformadas, além de outras 44 que estão em andamento e outras três em processo de licitação”, lista o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Pádua.

A nova estrutura conta com seis consultórios, sendo três médicos, um ginecológico e dois consultórios odontológicos. Um escovódromo, duas salas de procedimentos, farmácia, sala de coleta, sala de vacina, esterilização, expurgo, SAME (espaço para marcação de consultas), auditório, sala de agentes, sala de recepção e espera, diretoria, depósitos, dois banheiros para funcionários e dois adaptados para portadores de necessidades especiais.

A homenageada pelo nome da UBS é a servidora Maria de Jesus Carvalho. Proveniente do norte do Estado e filha de agricultores, prestou relevantes serviços no hospital do Sacy - onde atuou por mais de 20 anos - e na própria UBS do Porto Alegre. Maria de Jesus Carvalho é lembrada por sua bondade na ajuda aos necessitados, rompendo o limite entre o local de trabalho e o de atuação de seus préstimos.

“As Unidades Básicas de Saúde precisam estar estruturadas e equipadas para prestar um bom atendimento à população”, diz Francisco Pádua. “Até o final deste ano todas as nossas 92 Unidades de Saúde terão um novo padrão, moderno e de acordo com as normas do Ministério da Saúde, um benefício para quem atua na área e para quem necessita dos serviços ofertados”, afirmou.

reforma fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/435/prefeitura-entrega-hoje-20-reforma-da-ubs-do-porto-alegre