ATENÇÃO BÁSICA

Microcefalia é tema de reunião na Fundação Municipal de Saúde

Profissionais dos NASF’s discutiram estratégias de atuação

Microcefalia é tema de reunião na Fundação Municipal de Saúde

Os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Teresina reuniram-se hoje, pela manhã, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para analisarem como está sendo feito o trabalho da Atenção Básica em Saúde no contexto da microcefalia.

“Nós da atenção básica somos responsáveis por um conjunto de ações em saúde, que abrange a promoção e a proteção da saúde e também ações de reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, portanto, devemos também fazer o acompanhamento das crianças com microcefalia, assim como das famílias delas”, explicou Ayla Calixto, gerente de Atenção Básica da FMS.

Até o dia 1º de junho de 2016 foram notificados 43 casos confirmados de microcefalia relacionada à infecção congênita detectada ao nascer em residentes de Teresina. A fisioterapeuta do NASF Norte, Iatamires Aguiar, expôs que o Ministério da Saúde sugere que as equipes de atenção básica realizem busca ativa das crianças recém-nascidas no território em que atuam, iniciando o acompanhamento das crianças e suas famílias em tempo oportuno. “É importante estabelecer um fluxo diretamente com as maternidades para fortalecer a busca ativa das equipes de atenção básica”, disse ela.

Ela falou ainda que tão importante quanto detectar a microcefalia é acompanhar os sinais de alteração do desenvolvimento neuropsicomotor, visto que as crianças com alteração no perímetro cefálico poderão não apresentar os marcos previstos do desenvolvimento, ou seja, terem atrasos.

O apoio para o sofrimento psíquico de gestantes, mães e familiares é outro trabalho que também pode ser feito pelas equipes de saúde da atenção básica. “O nosso trabalho é de extrema necessidade. É a porta de entrada da mãe e do bebê para o início do tratamento adequado. Pois quando a mãe e a família sabem que terão um bebê com microcefalia elas têm que se estruturar psicologicamente para acolherem bem esse bebê”, explanou Tatiane Vilanova, psicóloga do NASF Norte.

microcefalia fms Atenção Básica em Saúde NASF

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/430/microcefalia-e-tema-de-reuniao-na-fundacao-municipal-de-saude