COMBATE AO MOSQUITO

Residencial Árvores Verdes recebe Faxina nos Bairros amanhã (18)

A operação já recolheu 3.902 toneladas de lixo em toda a cidade

Residencial Árvores Verdes recebe Faxina nos Bairros amanhã (18)

O Residencial Árvores Verdes, zona Leste de Teresina, é a próxima região contemplada pela Faxina nos Bairros. A 24ª edição da operação, que já recolheu 3.902 toneladas de lixo em toda a cidade, começa às 8h da manhã de amanhã (18) com concentração na UBS do bairro.

Desta vez, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste percorrerão o quadrante formado pelas ruas São Carlos, Cassiano da Costa, Lauro Conrado e Avenida Nicanor Barreto. Será recolhido todo o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a zika, dengue e chikungunya.

O presidente da FMS, Francisco Pádua, explica como funciona a ação. “Durante a semana, é feita uma divulgação na área pelos agentes comunitários de saúde e carro de som. As pessoas são convidadas a recolher de suas casas todo o material inservível, inclusive aqueles que não são recolhidos pelo serviço de limpeza de rotina, e pôr em suas calçadas no sábado”, explica o presidente.

O trabalho é reforçado pelos agentes de endemias da Gerência de Zoonoses da FMS, que percorrem as casas dando orientações sobre prevenção das doenças e combate ao mosquito. “A população tem se mostrado colaborativa em nossas ações, e graças a isso conseguimos diminuir consideravelmente os casos de dengue em comparação ao ano passado”, conta Francisco Pádua. “Entretanto, enquanto ainda houver casos de crianças com microcefalia relacionada ao zika vírus, nós não iremos descansar”, afirma o presidente.

Microcefalia

O Ministério da Saúde divulgou um novo levantamento sobre o surto de microcefalia no país. Estão confirmados 1.551 casos da patologia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecções congênitas. Em Teresina, no mês de maio não teve casos de crianças nascidas com microcefalia e nem detecção de casos de microcefalia intraútero.

De acordo com o boletim apresentado pelo Ministério da Saúde referente à semana 22 deste mês, são 85 casos confirmados no Piauí desde o início das investigações, sendo que 10 estão em investigação. Em Teresina, foram confirmados 43 casos e apenas dois estão em investigação. Na região Nordeste são 5.892 o total de notificados, com apenas  2.096 em investigação.

faxina aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/429/residencial-arvores-verdes-recebe-faxina-nos-bairros-amanha-18