Profissionais de enfermagem passam por capacitação em saúde mental

Profissionais de enfermagem passam por capacitação em saúde mental

Qualificação de construção da linha de cuidado em enfermagem na saúde mental. Este é o tema da capacitação que profissionais de enfermagem de todo o estado estão recebendo durante todo o dia de hoje (15) no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PI).  O evento está sendo promovido pela Gerência de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), COREN e Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI).

O primeiro módulo do curso tem a duração de 60 horas e segue até o fim da tarde de amanhã (16). Está programado ainda um segundo módulo para o curso, que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de julho. O público alvo é formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e também nos serviços de atenção básica.

“O objetivo geral é discutir temas transversais que perpassam pelos processos de trabalho desenvolvidos pela equipe de enfermagem atuante nos serviços de saúde mental”, informa Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da FMS. “Com isso, poderemos proporcionar um melhor acolhimento, atendimento, promoção de vínculo com usuários e familiares, entre outros benefícios”, disse ela.

Atualização e troca de experiências é o principal aprendizado trazido pelo curso, acredita Sora Costa, enfermeira do CAPS II Sul e Norte. “Uma vez que estão aqui não apenas profissionais de Teresina, podemos compartilhar conhecimento adquirido na dinâmica do dia a dia de trabalho de cada um”, explica. “Esta capacitação é de primordial importância para a discussão de estratégias em saúde mental, como a reinserção do usuário na comunidade e o matriciamento, que é o atendimento compartilhado entre CAPS e atenção básica”, afirmou a enfermeira.

Outros temas abordados serão noções sobre psicopatologia e psicofarmacologia, abordagem aos usuários de substâncias psicoativas, abordagem às famílias, a questão do suicídio, responsabilidade ética e legal e também questões sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira. “Esperamos com este curso alinhar novas estratégias a serem desenvolvidas nos serviços a fim de melhorar a qualidade do atendimento ao indivíduo em sofrimento psíquico”, diz Tatiana Melo, conselheira do COREN-PI.

saúde mental caps UAI

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/427/profissionais-de-enfermagem-passam-por-capacitacao-em-saude-mental