FAXINA

Sábado da Faxina se consolida como ação de combate ao Aedes aegypti em Teresina

Operação Faxina nos Bairros já está 22ª edição

Sábado da Faxina se consolida como ação de combate ao Aedes aegypti em Teresina

Dedicar um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do Aedes aegypti, fazendo uma limpeza geral nas residências e impedindo a reprodução do mosquito. Esse tem sido o objetivo da Operação Faxina nos Bairros, que neste sábado chegou à sua 22ª edição com as equipes de limpeza da Prefeitura de Teresina percorrendo as ruas do bairro Dirceu I, zona sudeste da capital.

A ação consiste num trabalho conjunto de limpeza e educação. Durante a semana, os agentes de saúde percorrem as ruas orientando a população para deixar na calçada todo o material inservível, inclusive aqueles que não são recolhidos pela coleta de rotina, como móveis e outros de grande porte..

No sábado, as equipes de limpeza percorrem os quadrantes recolhendo todo o lixo da população. O trabalho é complementado com a ação dos agentes de endemias e veterinários da Gerência de Zoonoses da FMS, que promovem ações educativas e orientam os moradores das regiões contempladas.

“O mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika, não escolhe o bairro ou casa para se reproduzir. Ele precisa apenas de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Daí a importância da operação Faxina nos Bairros”, explica o prefeito Firmino Filho.

O comerciante José Rodrigues não perdeu tempo e colocou todo o lixo inservível do seu estabelecimento na porta para ser recolhido pelas equipes de limpeza. “Aproveitamos o sábado para garantir que não só nossa casa fique livre de focos do mosquito, como também o nosso ambiente de trabalho. E o meu comércio está limpo e saudável tanto para mim, quanto para os meus clientes”, disse.

Ainda durante a Faxina um total de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas foi distribuído pela equipe de Arborização da Prefeitura de Teresina gratuitamente aos moradores.  “ Amanhã é Dia Mundial do Meio Ambiente. O recolhimento de lixo é uma das ações mais simples e importantes para a preservar o meio ambiente, além de nos proteger como a dengue, zika e chikungunya. Portanto, hoje chamamos a atenção para essa problemática, e a entrega das mudas de plantas é uma oportunidade para as pessoas além de manterem suas casas livres do mosquito Aedes aegypti, contribuirem com a arborização da cidade, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

faxina bairros combate aedes

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/408/sabado-da-faxina-se-consolida-como-acao-de-combate-ao-aedes-aegypti-em-teresina