AMAMENTAÇÃO

Profissionais da atenção básica participam de capacitação sobre aleitamento materno e alimentação saudável

Será nos dias 7, 9 e 14 de junho em UBS da zona Leste

Nos dias 7, 9 e 14 de junho, o atendimento será temporariamente suspenso nas Unidades Básicas de Saúde do Vale do Gavião, Nossa Senhora da Guia e Taquari, respectivamente. Isso porque seus profissionais participarão de uma oficina de capacitação sobre amamentação e alimentação complementar, com o intuito de oferecer um acompanhamento ainda melhor às crianças de até dois anos de idade.

A oficina faz parte da “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, do Ministério da Saúde. O objetivo é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 07 de junho, será a vez da UBS Vale do Gavião; no dia 9, a oficina ocorre na UBS Nossa Senhora da Guia; e em 14 de junho serão orientados os profissionais da UBS Taquari. No dia das capacitações o atendimento ao público será suspenso, retornando às atividades normais no dia seguinte.

“Eles serão orientados a estimular a alimentação saudável para crianças menores de dois anos, tanto a amamentação – o mais recomendável – até os primeiros alimentos a serem dados”, explica Theonas Gomes, da Gerência de Ações Programáticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os profissionais serão orientados também sobre a ficha de marcador de consumo alimentar, instrumento por meio do qual eles acompanham a alimentação e orientam os pais de crianças nessa faixa etária.

“Isso tudo é muito bom para as famílias atendidas nas Unidades de Saúde, pois as crianças, tendo uma alimentação saudável, adoecerão menos. Sem falar que o sobrepeso será evitado, assim como a obesidade infantil. Os profissionais também saem com saldo positivo das ações, pois se sentem mais estimulados em seu trabalho cotidiano”, diz Theonas Gomes.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, lançada em 2012, é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Rede Cegonha.

fms alimentação saudável amamentação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/404/profissionais-da-atencao-basica-participam-de-capacitacao-sobre-aleitamento-materno-e-alimentacao-saudavel