EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Curso para controle da dengue torna-se ação permanente da FMS

Ação objetiva formar multiplicadores de informações contra o Aedes aegypti

Curso para controle da dengue torna-se ação permanente da FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, coloca, a partir de hoje, 1º de junho, o curso de controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya como estratégia permanente do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da instituição. A 14ª turma da capacitação está sendo formada hoje no auditório da FMS, durante todo o dia.

“Já capacitamos quase 1.600 pessoas este semestre. Por conta da grande demanda de solicitações das instituições que desejam formar pessoal para controle e prevenção ao Aedes aegypti resolvemos colocar este curso, que encerraria hoje, como algo permanente”, afirmou Júlia Rocha Santos, chefe do NESC/FMS.

O curso tem como principal objetivo tornar os participantes aptos para a realização de palestras e outras atividades educativas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Muito bom saber mais sobre esse assunto que vem nos assustando e causando grande temor. As doenças provocadas pelo mosquito atingem muitas pessoas do nosso convívio. Todos devemos prevenir a proliferação dos ovos do mosquito, já que é a melhor forma”, disse Andréa Cecília, representante de uma faculdade da capital, que será multiplicadora das informações que receber hoje junto aos colaboradores da instituição onde atua.

Representantes de várias instituições participam do curso de hoje, como da Vigilância Sanitária, cinco sindicatos, 25º Batalhão de Caçadores, Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais, faculdades e Call Center.

A capacitação de controle e prevenção da zika, dengue e chikungunya  tem carga horária de 8h, é dividida em partes teórica e prática e acontece no auditório da FMS. Na parte teórica da capacitação todos são informados sobre as características do mosquito Aedes aegypti, locais onde eles gostam de se reproduzir e também sobre semelhanças e diferenças entre as doenças que o mosquito transmite.

Todos àqueles que desejarem participar do curso de capacitação podem entrar em contato com a FMS para realizarem inscrição pelo e-mail nesc.fms@gmail.com.

fms curso dengue

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/401/curso-para-controle-da-dengue-torna-se-acao-permanente-da-fms